Como fazer colagem (montagem) de fotos

As colagens de fotos são uma ótima opção naquelas situações em que você quer reunir várias fotos, seja porque individualmente elas não são tão boas (em cada uma alguém aparece de boa aberta, olhos fechados, fazendo careta, ...) ou porque o conjunto representa mais do que cada foto separadamente.

Passo-a-passo para montar sua colagem

Para facilitar o trabalho, salve em uma pasta todas as fotos que você deseja utilizar na montagem.
Abra o Picasa (clique aqui se você não sabe como fazer) e localize essa pasta.
pasta flores - picasa - abertura
 
No exemplo ao lado, eu criei a pasta "Flores" e salvei dentro dela algumas fotos de flores, que são visualizadas assim que eu abro o Picasa e seleciono a pasta.
 
 
 
 


Veja se aparece a mensagem "itens selecionados" e  então clique sobre o ícone manter os itens selecionados.
manter itens selecionados 2- colagem de fotos facil
  Na imagem ao lado, veja que consta “Pasta selecionada – 27 fotos” e a seta vermelha indica o ícone que deve ser utilizado para “Manter os itens selecionados”.
 

 
 
itens selecionados mantidos 2 - colagem de fotografias grátis


Após clicar no ‘alfinete’ verde, sua área de seleção ficará assim:
 
Esse procedimento seleciona todas as fotos da pasta, mas se você preferir, pode selecionar apenas algumas delas. criar colagem de imagens gratis
Agora, no menu superior, clique sobre o botão  "Criar"  e sobre "Colagem de imagens..."
 
 
 
 

Uma nova página se abrirá e nela você poderá editar sua colagem.
colagem bagunçada 2

 
 
 
 
 
 
 
 






Para se conhecer alguns dos recursos disponíveis, em “Configurações”, escolha o formato “Grade”.
escolher grade - montagem de fotos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
espaçamento formato
 



Teste opções como o espaçamento da grade – clique sobre o botão do espaçamento e o arraste para direita ou esquerda, conforme a  margem de grade que deixe a montagem mais harmônica.
Também é possível escolher os formatos "retrato" ou  "paisagem", escolher o formato da página (colagem) e efetuar a troca das imagens de lugar.
 
 

seleção de imagens - montagem de fotografias

Se houver imagens demais, como no meu exemplo, você pode selecionar algumas - clicando sobre a imagem  ela fica contornada por uma linha vermelha - e apagá-las utilizando a tecla DEL.
 
 
 
 
configurações pilha 2
 
 

Experimente as outras possibilidades de configuração, em especial a "Pilha de fotos", na qual você pode clicar sobre  as imagens e arrastá-las livremente, inclusive modificando o tamanho e o ângulo de posicionamento.
Escolhida a configuração “Pilha de fotos”, clique com o mouse sobre cada imagem e arraste a foto para o local que você considerar mais adequado, distribuindo tudo no espaço disponível.
pilha arrumada
 
 
 
 
 
 
Ao clicar sobre o ponto vermelho que surge com o círculo, é possível aumentar ou diminuir o tamanho da imagem, bem como alterar o ângulo para posicioná-la da maneira mais conveniente.
 
 
 
 




Veja abaixo como organizei as fotos que estavam acima:
pilha final

Quando você encontrar o formato de montagem que mais lhe agrade, clique sobre o botão “Criação de colagem”. O Picasa vai processar as informações e a colagem será criada…
criação de colagem 2


 
Para finalizar, escolha um nome para o arquivo que contém a montagem e salve a colagem no local apropriado – para isso, clique sobre “Arquivo”, e “Salvar como…”.
SALVAR COMO 2
rascunho 2

A criação de colagens do Picasa é uma ferramenta oferece grandes possibilidades de se fazer lindas e variadas montagens.

Exercite sua criatividade e tire o máximo proveito de suas fotos.

Gostou? Então compartilhe no G+!

Nenhum comentário:

Postar um comentário